10 dicas de preparação para o vestibular e ENEM

10 dicas de preparação para o vestibular e ENEM – A rotina dos jovens vestibulando definitivamente não é fácil. Para conseguir a tão desejada vaga na universidade dos sonhos, os estudantes precisam se dedicar durante muitas horas por dia para estudar, além de assistir as aulas do colégio. Para superar essa rotina que exige muito esforço, conheça algumas dicas de preparação

Isso irá ajudar você visto que está diretamente relacionado com a maneira como lidamos com essa questão e, principalmente, com a organização dos estudos.

Por meio das dicas de preparação, sem dúvida, terá mais tranquilidade para garantir a sua vaga.

10 dicas de preparação para o vestibular e ENEM

1 – Edital dos vestibulares

O primeiro passo para garantir a sua preparação para os vestibulares é procurar conhecer os critérios apresentados por cada um.

Edital dos vestibulares

Cada universidade brasileira, seja pública ou privada, desenvolve o seu próprio edital ou escolhe adotar a forma de ingresso SISU que é feita por meio da nota obtida no ENEM.

As informações referentes aos critérios podem ser encontradas do edital do vestibular. Por meio desse documento será possível conferir quais assuntos serão cobrados, como será calculada a nota final, quais sãos os critérios de desempate, além de outras orientações importantes. Sempre leve essa dica em consideração.

2 – Cronograma de estudos

Cronograma de estudos

Durante o dia a adia o aluno precisa lidar com uma grande quantidade de informações. No entanto, essa rotina pesada de estudos pode afetar bastante o rendimento do estudante. Por isso, para não enfrentar esse tipo de problema, a dica de preparação para o ENEM e vestibular é desenvolver um cronograma de estudos.

Através desse planejamento, o vestibulando consegue ampliar a sua visão por ter uma definição melhor das tarefas que precisa executar e em que dia tem que realiza-las.

Como consequência disso, pode-se desfrutar de muito mais concentração durante os estudos.

3 – Treinamento

Treinamento

Para conseguir fixar bem o conteúdo visto em sala de aula e estudado, é muito importante que o estudante procure sempre realizar uma boa quantidade de exercícios. A justificativo para isso se deve ao fato de que muitas dúvidas apenas começam a surgir quando se começa a praticar.

Essa dica é fundamental para garantir a sua vaga e sem contar que o ajudará a reduzir o tempo gasto ao relembrar como resolver determinados tipos de exercícios durante a prova.

4 – Redação

Uma das ciências que possuem maior peso em muitos vestibulares, sem dúvida, é a de escrita, mais especificamente, a redação.

Redação

É muito comum ouvir queixas de estudantes que conseguiram obter uma boa pontuação nas demais áreas de estudos, mas não conseguiram desenvolver um bom texto.

Por isso, a dica de preparação para o vestibular e ENEM para você mandar bem na redação é estabelecer uma meta para o incentivar a escrever mais. Por exemplo, escreva no mínimo três redações a cada duas semanas.

5 – Reserve um tempo para você

Reserve um tempo para você

Apesar de se tratar de grande objetivo garantir a vaga na desejada universidade, existem outras questões que são tão importantes quanto. Um exemplo em que é possível ter essa ideia clara na mente é quando se trata da saúde.

Para que não extrapole os seus limites e exija mais do que o seu corpo suporta, procure reservar alguns momentos para você, para curtir os amigos, realizar atividades físicas, ir a uma festa, ou seja, separe um tempo para cuidar de si mesmo. Essa dica de preparação, sem dúvida, deixará você com mais motivação para estudar depois.

6 – Simulados

SimuladosUma excelente orientação para mandar bem no vestibular e também para já começar a entrar no ritmo das avaliações é realizar simulados. Atualmente existem diversas instituições de ensino que oferecem essa possibilidade e, o mais interessante, de forma totalmente gratuita.

Essa é uma excelente estratégia apurar ainda mais suas habilidades e ter uma ideia mais clara das áreas que precisa focar mais.

7 – Alimente-se bem

Alimente-se bem

Diante de uma rotina bastante intensa, a dica de preparação para o vestibular e ENEM que o ajudará a superar essa dificuldade é em relação a alimentação. O estudante precisa entender que também faz parte do seu treinamento ter uma dieta balanceada. Ou seja, realizar de cinco a seis refeições durante o dia para manter o seu corpo bem abastecido.

Isso inclui o café da manhã, almoço, janta e alguns lanches mais leves que podem ser feitos de maneira intercalada com as principais refeições do dia.

8 – Atualidades

Atualidades

Muitas das questões cobradas pelos vestibulares e pelo ENEM são desenvolvidas tomando como premissa inicial alguns assuntos atuais. Muitas das questões deparadas ao longo do dia a dia podem possuir um grande pretexto histórico e, por isso, são muito bem vistas para serem utilizadas durante os exercícios para cobrar um conceito chave do estudante.

Para não ser pego de maneira desprevenida durante a avaliação, a dica de preparação para o vestibular e ENEM é também reservar alguns momentos da semana para ler as principais notícias. E lembre-se sempre de realizar uma análise para entender os principais pontos envolvidos na questão tratada pela publicação.

9 – Estude em grupo

Estude em grupo

Uma das melhores formas para incentivar o seu cérebro a gravar os conteúdos estudados é convidar alguns amigos e organizar uma rotina de estudo em grupo. Esse tipo de estratégia pode o ajudar a discutir questões que ainda não compreendeu assim como também pode exigir que explique algum conceito para o seu colega.

Como consequência disso, certamente ficará muito mais fácil lembrar dos conteúdos estudados durante a realização dos vestibulares.

10 – Resumos

Resumos

Além dos exercícios, que são fundamentais, é bastante aconselhável iniciar a prática de fazer resumos dos tópicos estudados. Esse tipo de estratégia faz com que o estude incentive o cérebro a memorizar as questões trabalhadas.

E é preciso levar em consideração ainda que os resumos elaborados ao longo dos seus treinamentos podem ser muito úteis para relembrar os principais pontos envolvidos em um determinado assunto. Na véspera do vestibular, é comum esquecer de algum ponto importante e, nesses momentos, na melhor do que contar os resumos realizados.

A rotina de um vestibulando é bastante intensa, mas ao seguir as dicas de preparação para vestibular e ENEM você terá mais facilidade para lidar com os desafios que vierem pela frente.