12 dicas para fazer uma boa redação

Dicas para fazer uma boa redação – Uma das ciências mais temidas pelos estudantes que estão prestes a enfrentar os vestibulares, sem dúvida, é a redação. Grande parte dos alunos brasileiros costumam apresentar muitas dificuldades mesmo quando demonstram ter um certo domínio. Diante dessa situação corriqueira, nada melhor do que conferir algumas dicas para fazer uma boa redação.

Isso é bastante recomendado visto que o aluno pode deixar alguns pontos passarem despercebidos mesmo quando domina o assunto.

Além disso, as várias formas de cobrança existente atualmente nos vestibulares, costuma confundir bastante no momento de colocar a escrever a redação.

12 dicas para fazer uma boa redação

Forma de avaliação

Uma das mais valiosas dicas é ler toda as instruções elencadas no edital do vestibular ou outro material que fale a respeito das competências cobradas nessa ciência.

Por exemplo, no caso do Enem, é disponibilizado a cartilha do estudante. Através desse documento você poderá obter todas as informações que precisa para não ser pego de surpresa durante a prova. Ou seja, orientações sobre o modelo da redação, quais competências são esperadas que o aluno demonstre.

Além disso, você também pode consultar algumas redações para com nota máxima para se basear e ter um caminho para treinar as suas.

Treine

Outra orientação que não poderia deixar de estar na lista de dicas para fazer uma boa redação é em relação à treinamento. De maneira análoga, a produção de uma redação pode ser comparada a resolução de exercícios em matemática, por exemplo. Ou seja, quanto mais você se exercita, mais desenvolvidas e apuradas ficam as suas habilidades.

E isso não é diferente com a redação. Por isso, para não ser pego de surpresa durante o vestibular e ficar sem saber o que escrever, é importante que você estabeleça algumas metas para desenvolver redações com frequência. Caso seja possível, demonstre interesse e procure a ajude de um professor para que ele realizar avaliações de seus textos.

Atualidades

A leitura é deve ser considerada como um pré-requisito para conseguir elaborar uma boa redação. Na grande maioria das vezes, os temas solicitados costumam pegar os estudantes de surpresa e isso pode ser uma dificuldade a mais no momento da avaliação mesmo com a ajuda dos textos de apoio.

Por isso, a dica para fazer uma boa redação é reservar algum tempo para se dedicar a leitura de notícias e assunto atuais, pois são grandes as chances de estarem relacionados com o tema das redações cobradas pelos vestibulares.

Argumentação

Além dessas dicas para fazer uma boa redação já destacadas, é importante destacar que o aluno precisa ter noções básicas de argumentação. Essa ferramenta será um grande aliado do estudante no momento de se posicionar a respeito do assunto solicitado pela avaliação.

12 dicas para fazer uma boa redação

O ideal é que você procure deixar o seu texto bem dividido, ou seja, que apresenta uma boa introdução, desenvolva dois ou três argumentos e finalize com uma proposta de intervenção, no caso do Enem, ou conclua conforme solicitado.

Leia

Ao finalizar a sua redação, nunca a entregue sem antes rele-la de duas a três vezes para se certificar de que ela não possui erros de ortográfica, concordância. Além disso, preste bastante atenção para ver se o que escreveu realmente faz sentido.

Sentenças longas

Um dos erros que os estudantes costumam realizar durante a suas redações é elaborar sentenças muito longas, ou seja, procure ser sucinto. Essa é mais uma dica para fazer uma boa redação que você precisa ter em mente para garantir a sua vaga.

Outras dicas

12 dicas para fazer uma boa redação

Para finalizar a sua redação com sucesso e desbancar a concorrência, não deixe de aproveitar para conferir mais algumas dicas:

  • Uma excelente estratégia para escrever uma excelente redação é elaborar, antes de começar, o projeto dela. Isso o ajudará a ter mais clareza no momento de escrever.

  • Para evitar que erros tolos sejam cometidos, nunca escreva diretamente na folha de respostas. Sempre realize um rascunho primeiro.

  • Um dos inimigos dos vestibulandos é o tempo. Por isso, para não ter que fazer a redação com poucos minutos, procure administrar bem a hora.

  • Para dar mais sentido ao seu texto, faça bastante uso de conectivos visto que o ajudará a organizar melhor as suas ideias.

  • Apesar de ser difícil, tenha tranquilidade para manter a confiança de que conseguirá desenvolver uma excelente redação.

E a última dica para fazer uma boa redação é em relação a escreve-la na folha de respostas. Nunca extrapole o limite de linhas definidos ou escreva fora da área demarcada para correção.